
Saiba mais sobre o aquecimento do setor de viagem
O setor de viagens corporativas foi um dos mais atingidos pela pandemia do covid-19. Houve, até mesmo, quem imaginasse que as viagens de negócios deixariam de existir, já que tudo passaria a ser realizado de modo virtual. Mas a realidade que se constatou em março de 2023 aponta para outro caminho. O cenário de viagens corporativas já demonstra uma retomada. Neste artigo, vamos falar sobre esse tema.
O retorno das viagens corporativas
O retorno das viagens corporativas e da realização de grandes eventos presenciais foi surpreendente. O avanço das campanhas de vacinação e a significativa queda no número de hospitalizações e mortes fizeram com que empresas, entidades e profissionais do setor verificassem um aumento na procura por deslocamentos e encontros presenciais.
Uma das tendências que puxa a volta das viagens corporativas são os eventos corporativos. Mesmo com a facilidade de fazer conferências online, os encontros presenciais continuam sendo essenciais para fechar negócios e estreitar relacionamentos. Observa-se, porém, que as viagens passaram a ser realizadas de maneira mais estratégica. Outra motivação da retomada das viagens é o turismo corporativo.
Turismo corporativo
O turismo corporativo é um dos setores fundamentais para o crescimento da demanda por viagens. Segundo um estudo realizado pelo Ministério do Turismo, o segmento foi o segundo principal motivo da vinda de estrangeiros ao Brasil em 2019. Outro dado apontado pelo Ministério do Turismo que demonstra a força do turismo é o fato de que 15,4% dos estrangeiros que chegaram ao Brasil no ano de 2022 foram motivados pelo turismo.
Uma viagem envolve diversos custos, mas longe de ser vista com um gasto, as empresas percebem com um investimento. Um café da manhã realizado entre dois diretores pode ser uma oportunidade de fechar uma parceria de negócios. Por isso, é fundamental planejar bem a viagem, proporcionando esses momentos.
O lazer também deve ser incluído no planejamento, pois é muito importante para manter os funcionários mais motivados, saudáveis e apresentando maior rendimento. A junção das viagens de negócios com o lazer criou um novo termo chamado “bleissure”.
Bleissure
O aquecimento do setor de viagens contribui positivamente para a economia global, devendo atingir o patamar de 792 bilhões até o ano de 2026, segundo a revista Forbes. Uma tendência é a forma de viagem que foi chamada de “bleisure”. O termo, que remete a uma junção das palavras “bussiness” (negócios) e “leissure” (lazer), remete à viagens realizadas com motivação de negócios, porém que o colaborador também aproveita para fazer turismo.
Adotado principalmente por empresas que se preocupam com a saúde e o bem-estar dos executivos e funcionários que precisam se deslocar, o bleisure também pode contribuir para o aumento da produtividade e motivação dos colaboradores.
As viagens corporativas podem ter grande relevância dentro da estratégia de negócios de uma empresa. Para isso, fazer um planejamento é fundamental. Um bom planejamento também pode fazer a empresa economizar com diversos custos. Por isso, contar com uma empresa especializada pode ser uma ótima ideia. Se você precisa de ajuda para planejar sua viagem, entre em contato com o Grupo Tour House e solicite uma demonstração.