
O que é fee? Saiba o porquê de as empresas cobrarem essa taxa
Você sabe o que é fee? As relações comerciais estão cada vez mais modernas e frequentemente surgem termos que levantam muitas dúvidas. Desmistificar esses assuntos é determinante para alinhar a gestão às melhores práticas do mercado.
Nesse sentido, a taxa fee é uma estratégia muito utilizada no processo de pagamento de determinados pacotes de serviços. Uma das formas de receita mais utilizadas em agências de publicidade e de viagens e pode oferecer benefícios relevantes.
Se você deseja entender melhor sobre o assunto e esclarecer suas dúvidas, reunimos informações relevantes neste post para ajudar! Continue a leitura e saiba o que é fee, quais os principais tipos, como cobrar e por que as agências cobram essa taxa!
O que é fee mensal?
O fee mensal consiste em um tipo de mensalidade acordada entre uma agência e seus clientes, para que seja realizado determinados serviços. Trata-se de uma estratégia para o pagamento de um conjunto de serviços, de forma contínua ou individual.
O uso do fee mensal é muito comum em agências de viagem e de publicidade como forma de receitas. Uma maneira para desenvolver processos sob medida para cada situação e com isso, tornar os processos comerciais mais eficientes e precisos.
Quais as vantagens do fee?
O uso do fee mensal proporciona vantagens relevantes tanto para o cliente quanto para o contratante. Afinal, facilita o processo de pagamento e atua em caráter individual, no qual todos os valores são acordados antes do início de um projeto.
Em outras palavras, a implementação do fee mensal é importante tanto para a agência quanto para os profissionais autônomos. Por essa razão, é uma prática que se popularizou no mercado brasileiro nos últimos tempos entre diversos setores.
Entre as vantagens do fee, podemos citar as seguintes:
- antecipa crises e facilita ações de prevenção;
- diferencial competitivo para uma agência;
- melhor entrega de resultados;
- facilita a prospecção de clientes;
- melhora o controle dos custos;
- promove a renda recorrente;
- otimiza o fluxo de caixa da agência;
- padronização dos serviços internos;
- facilidade para adaptação ao novo processo;
- eleva a praticidade para criar e enviar orçamentos.
Diante disso, adotar o fee mensal é uma ideia interessante para o negócio e possibilita a melhoria dos processos de pagamento. Além de otimizar a gestão financeira e o controle das entradas e saídas, fator essencial para qualquer tipo de negócio.
Quais são os tipos de fee?
O fee é classificado em tipos diferentes de acordo com a forma que é utilizado, ou seja, considerando o tipo de serviço e momento. Para entender qual a melhor escolha, é essencial conhecer as principais características de cada um dos modelos.
Independentemente do tipo de fee adotado, é muito importante definir procedimentos claros e controláveis. Dessa maneira, será possível estabelecer maior confiabilidade entre as partes e garantir que tudo aconteça como foi planejado e acordado.
Veja a seguir, quais são os tipos de fee mais comuns!
Fee mensal fixo
O fee mensal é um dos mais utilizados e consiste em um modelo de trabalho com entregas periódicas. Portanto, é aquele tipo de pagamento mensal, mais indicado para agências que desejam mudar a forma de serviço ou buscam um contrato fixo de prestação de serviços.
Fee mensal mais job
Esse modelo de fee é parecido com o mensal, no entanto, a diferença é que existe a possibilidade de acréscimo de serviços adicionais. Ou seja, além do valor definido para o mês, pode incluir possíveis serviços realizados ao longo do período.
Fee mensal mais comissão
O fee mensal com comissão é um modelo utilizado em serviços mais expressivos, que envolvem um número maior de profissionais. Com isso, o pagamento de terceiros é direcionado para um profissional, que paga comissão para outros que participaram do projeto.
Como definir o fee mensal?
A definição do valor de um fee mensal é um processo que precisa acontecer de uma forma organizada e estudada. Os gestores devem analisar diferentes parâmetros para a precificação dos serviços, para manter a regularidade e o nível praticado no mercado.
Nesse sentido, os passos que merecem atenção ao definir o fee são os seguintes:
- faça a precificação;
- levante e considere todas as despesas;
- considere as etapas do projeto;
- avalie os preços praticados no mercado;
- avalie o tempo para o projeto;
- defina um percentil de lucro;
- construa e detalhe a proposta.
É importante que os valores sejam estabelecidos de forma justa e devidamente acordados entre os profissionais e agência. Embora seja um processo simples, ter atenção e uma gestão eficiente é essencial para evitar transtornos e prejuízos.
Por que as empresas cobram a taxa fee?
A taxa fee é muito comum entre agências de viagens e de publicidade, que a utilizam para cobrar serviços e comissionar prestadores. É um mecanismo incluído no valor pago pelo cliente e contribui para a geração de receitas.
Por essa razão, a taxa fee é constantemente adotada pelas agências e também como forma de pagamento dos serviços a terceiros e honorários. A prática ganhou força no mercado depois da perda de receitas por parte de algumas empresas.
Os valores de uma fee podem ser negociados entre a empresa e os prestadores de serviços, dessa maneira, podem variar de acordo com o projeto. Fator que exige atenção e cuidados para alinhar todas as questões nas relações comerciais.
Se você utiliza serviços de agências de publicidade ou viagens, é importante verificar como funciona a taxa fee antes de fechar um acordo. Assim, será possível ter previsibilidade sobre os custos e evitar surpresas desagradáveis.
Porém, caso deseje implementar o fee no seu negócio, também é primordial informar aos clientes e garantir que todo o processo seja apropriado. Com uma comunicação e gestão transparente, é possível usar a estratégia sem comprometer os resultados.
Como pode perceber neste conteúdo, saber o que é fee é indispensável para melhorar a gestão na sua empresa e ampliar as estratégias. Por isso, tenha atenção ao assunto para adotar as melhores ações e elevar as suas relações comerciais.
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