Horas extras nas viagens a trabalho: como funcionam?

Horas extras nas viagens a trabalho: como funcionam?

Para entender como funcionam as horas extras em viagens corporativas, é preciso avaliarmos como esta norma é usada no mercado de maneira geral. Na prática, trata-se de um recurso que a empresa usa para que o trabalhador faça a extensão esporádica do trabalho, além de sua jornada de horário estipulada em contrato, e seja devidamente remunerado por isso.

Algumas empresas, no entanto, não aderem à hora extra em forma de pagamento com receio de descontrole financeiro ou sobrecarga de trabalho ao colaborador. Mas a maioria trata o assunto como regra e possui direcionamentos que devem ser seguidos rigorosamente para que tudo funcione de forma adequada.

Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo como funcionam as horas extras e o que fazer em casos específicos de viagens de trabalho. Acompanhe!

Entenda como funcionam as Leis Trabalhistas

Vale destacar que tanto a Constituição Federal quanto as Leis Trabalhistas asseguram direitos do empregado em relação ao aumento da jornada em horas extras, porém, cada empresa e contrato de trabalho podem apresentar indicações específicas para serem cumpridas em cada turno ou modalidade de serviço.

Todas as diferenças inseridas no contrato em uma situação como essa precisam ser previamente informadas ao colaborador e ser de pleno conhecimento dos recursos humanos para que o time possa auxiliar em qualquer dúvida na hora de tomar decisões.

Além disso, o cálculo da hora extra deve seguir de maneira minuciosa o que diz na lei. Nos últimos anos, inclusive, houve mudanças bastante significativas sobre o assunto, sendo a da Reforma Trabalhista, de 2017, a mais importante.

Veja o que diz a legislação da hora extra em viagens corporativas

Existem diversas dúvidas ligadas às horas extras quando se trata de viagens corporativas. Isso porque, na maioria dos casos, o controle do horário trabalhado pelo colaborador é feito por um controle de ponto que fica especificamente no escritório ou outro tipo de ambiente no qual o serviço é prestado.

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Que tipo de gestor de viagens você é?

No caso da viagem corporativa, torna-se essencial encontrar outras soluções de monitoramento e estabelecer o que se encaixa como hora extra dentro desta dinâmica.

É preciso avaliar cada situação de maneira bem particular, pois o artigo artigo 4º da CLT configura que horas extras são todos os casos nos quais o profissional permanece à disposição da empresa fora do horário de sua jornada estipulada.

Ou seja, mesmo que não esteja exercendo nenhuma atividade, se o colaborador estiver além do horário estipulado em contrato de trabalho aguardando novos comandos para realizar atividades, ele estará cumprindo hora extra. Logo, a empresa precisa estabelecer com o colaborador a melhor condição de remuneração da hora extra.

Compensações

Outra maneira muito comum de lidar com as horas extras, principalmente em questões que envolvem as viagens corporativas, é o banco de horas. Trata-se da modalidade de compensação de jornada que substitui o pagamento adicional de horas extras por folgas compensatórias ou redução de horas da jornada.

Assim, quando for solicitado, o colaborador que esteve à disposição da empresa além de seu horário de trabalho terá a redução da jornada. O funcionamento é parecido com um banco só que, no lugar de dinheiro, são poupadas horas de trabalho que se tornam folgas ou saídas mais cedo.

Agora você já sabe como funcionam as horas extras e as regras para aplicá-las nas viagens corporativas. O melhor caminho, aqui, é contar com a ajuda de uma empresa especializada na gestão deste tipo de trabalho, pois ela oferece tecnologias incríveis para facilitar todos os processos envolvidos e organizar questões mais complexas que impactam diretamente o lado financeiro da empresa.

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