
Viagem Corporativa: Sete dicas para se preparar
Conforme a exigência dos viajantes executivos aumenta, o planejamento de uma viagem corporativa deve oferecer ainda mais excelência e antecipar quaisquer problemas
Além disso, com a modernização global envolvendo todos os setores de mercado é preciso adotar medidas modernas, ágeis e inovadoras.
Muitas empresas descobriram o potencial que uma viagem corporativa traz para efetivar bons negócios gerando lucros permanentes e bons relacionamentos.
Só em 2015, de acordo com os dados do 10° Indicadores Econômicos das Viagens Corporativas – IEVC, esse segmento teve uma movimentação de R$ 38,73 bilhões para o Brasil.
E de acordo com a receita injetada, o seu ranking teve o seguinte resultado:
• 44,29% do aéreo
• 33,69% da hospedagem
• 8,56% da alimentação
• 7,33% da locação de veículos
• 4,69% do agenciamento
• 1,44% da tecnologia
Como observado, a viagem corporativa possui uma boa fatia de custo para a empresa. Após a folha de pagamento, ela é a que mais onera o orçamento.
Assim, ela exige cada vez mais competência na gestão, planejamento eficaz e melhor customização.
O grande desafio é justamente aliar economia e qualidade para que a empresa alcance os seus objetivos.
Para isso, quais medidas devem ser adotadas a fim de preparar uma viagem corporativa produtiva e, ao mesmo tempo, com um menor custo?
A Tour House traz a você algumas dicas para acabar com essa dúvida! Confira!
7 dicas para preparar uma viagem corporativa
Comece a planejar as viagens a negócios de sua empresa seguindo estas dicas.
1 – Verifique a viabilidade
Pensando em reduzir os custos na empresa, a viabilidade é o meio pelo qual o planejamento deve ser criterioso.
Será que a duração dos dias é realmente necessária? Qual o propósito dessa viagem? É preciso que toda a equipe viaje? Ela compensa os investimentos?
Analise se as condições são viáveis para tal gasto. A empresa está com o seu orçamento em dias?
Esse é um bom momento para arcar com os valores em viagens? Avalie!
2 – Encontre equilíbrio entre o bom preço e a qualidade dos serviços
Toda empresa deseja economizar nas viagens a negócios, mas nem sempre é possível aliar preço baixo e excelência nos serviços.
Então, você precisará ter paciência na pesquisa dos preços em passagens aéreas, hospedagens, percurso de táxi e demais itens que envolvam o deslocamento.
Tente balancear os valores para que não fiquem tão elevados sem deixar de lado o bem estar dos que viajam.
Faça pelo menos 3 cotações e analise para um melhor custo benefício.
3 – Atenda às necessidades dos viajantes
É fundamental proporcionar comodidade, bem estar e segurança para os funcionários, mesmo em meio a viagens corporativas.
Eles precisam se sentir valorizados e satisfeitos, além de motivados para desempenharem bem o seu trabalho enquanto viajam.
Para isso, observe o perfil de cada um e busque essa harmonia.
4 – Faça boas negociações com fornecedores
Os fornecedores são aliados quando o assunto é viagem corporativa.
A empresa pode aproveitar essa relação de troca para estreitar os laços e gerar parceria duradoura.
Como resultado dessa parceria, será possível aumentar o leque de opções de pagamento facilitando a efetivação, concessão de descontos, indicações, economia etc.
5 – Tenha um planejamento
Planejar uma viagem corporativa é um desafio extremo diante dos detalhes a serem observados.
Por isso, elaborar um plano se faz muito necessário para que ocorra o seu sucesso.
Ele deve ser baseado em orçamentos controlados, ver o que os colaboradores e a empresa mais necessita bem como a análise concisa na prestação de contas das despesas e gastos.
6 – Siga à risca as políticas de viagens corporativas
São elas que determinarão as regras válidas para viajar dentro das possibilidades da empresa.
Então, é preciso seguir fielmente considerando como um documento de extrema importância para manter ordem e organização.
Não apenas deve ser estruturado e conhecido pelos gestores, mas todos os colaboradores devem saber e, principalmente, seguir.
Na hora de preparar a viagem corporativa, atente-se sobre essas políticas.
7 – Conscientizar os viajantes corporativos sobre o propósito do deslocamento
É fundamental que os colaboradores, gestores, estejam cientes do propósito dessa viagem.
E essa informação deve ser passada a eles de forma clara e bem definida. Caso contrário, pode incorrer desvios para o lazer e entretenimento.
Assim, a conscientização é a maneira pela qual se manterão focados e compelidos a exercerem o trabalho com garra e dedicação.
Essas foram 7 dicas simples para preparar uma viagem corporativa.
A Tour House agradece o seu tempo investido em aprender mais sobre esse assunto e, se quiser mais informações é só entrar em contato.