Veja os prós e contras de hotéis independentes

Na hora de planejar uma viagem corporativa, cada detalhe é importante. E um dos pontos essenciais a se levar em conta é o tipo de hospedagem, que pode variar entre hotéis independentes e hotéis de rede. A escolha do hotel faz a diferença, já que o conforto dos colaboradores depende disso.

As redes são um conjunto de hotéis que pertencem aos mesmos administradores, oferecem o mesmo padrão de serviços e estão espalhados por diversas cidades, para viagens nacionais e internacionais. Já os independentes são estabelecimentos que não estão ligados a esses grupos e oferecem serviços próprios.

Os dois tipos de hospedaria possuem diferentes características. Quer saber quais são os prós e contras de cada um para ajudar você na hora de escolher? Leia nosso texto e fique por dentro do assunto.

Quais são os prós de se hospedar em hotéis independentes?

Hoje, os hotéis independentes são a grande maioria desse tipo de estabelecimento no Brasil. Mesmo não estão ligados a uma rede, eles podem oferecer a mesma qualidade de hotéis de rede. Existem resorts e grandes propriedades, por exemplo, que são considerados hotéis independentes por só ter uma unidade, mas que possuem infraestrutura e atendimento capazes de oferecer uma experiência de alta qualidade aos hóspedes.

Além disso, o conceito criado é exclusivo e, por isso, o atendimento ao cliente é personalizado. Esses hotéis costumam acolher muito bem públicos específicos, como idosos ou grupos em viagens da empresa. Outra vantagem é que o próprio dono do estabelecimento costuma ser o administrador do negócio, e o contato com ele pode ocorrer de forma direta e próxima. Assim, é possível fazer parcerias com esse tipo de hotel para futuras hospedagens e até mesmo negociar o orçamento.

Quais são os contras de se hospedar em hotéis independentes?

O fato de não fazer parte de uma rede pode trazer algumas limitações para o hotel. Alguns desses hotéis são de porte menor e possuem menos investimento do que as grandes marcas. Isso pode afetar a infraestrutura oferecida, que não costuma apresentar muitas possibilidades de entretenimento.

Esses hotéis também não são tão divulgados por meio de propagandas e acabam sendo pouco conhecidos. Os clientes às vezes optam pelos hotéis de rede justamente pelo fato de já conhecerem o padrão e a qualidade. Isso é uma desvantagem para os hotéis independentes, pois perdem um pouco da sua competitividade no mercado.

Quais são os pontos positivos dos hotéis de rede?

Como eles fazem parte de grandes grupos e investem em marketing, é mais fácil encontrar esses hotéis em várias cidades. E, uma vez que os serviços são padronizados, quem já tiver se hospedado em uma unidade conhece o que cada hotel oferece, como os serviços e até mesmo as tarifas. Além disso, algumas redes podem oferecer diferentes segmentos de hospedagem, como hotéis de luxo e hotéis mais econômicos, criando mais opções para o bolso dos clientes. 

Quais os pontos negativos de hotéis de rede?

Já que as redes fazem parte de um grupo, a possibilidade de se ter contato com os donos ou com o setor administrativo para fazer parcerias ou conseguir descontos fica mais difícil. Existem hierarquias a serem seguidas na empresa e, uma vez que os responsáveis podem ficar em outras cidades, fazer esse contato se torna difícil.

Outro fator é que, como os hotéis têm que seguir o padrão da rede, eles não oferecem uma identidade única em cada unidade e nem serviços especializados, como atendimento a um público específico ou a solicitações muito personalizadas.

Agora que você já sabe as diferenças entre hotéis independentes e de rede, fica mais fácil acertar na escolha. Para saber qual deles escolher, é preciso fazer uma pesquisa da localização, conhecer os programas de fidelidade e avaliar o custo-benefício. Quer saber mais dicas de viagem para você ou sua empresa? Siga nossas páginas no FacebookLinkedIn e Twitter.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.