Seguro de viagem: seu aliado para evitar gastos extras

Diferente do que as pessoas possam imaginar, o seguro de viagem não é somente para viajantes turísticos, mas também é importante no cenário corporativo. Afinal, imprevistos e fatalidades podem acontecer em qualquer momento, independente da intenção de seu deslocamento.

Quando a viagem é internacional, o seguro de viagens corporativas segue normas específicas de acordo com o destino, sendo obrigatório para entrar em diversos países da Europa (aqueles sob o Tratado de Schengen).

Já, quando se trata do Brasil e de viagens de negócios domésticas, muitas empresas optam por não contratar o seguro, por serem viagens mais curtas. Essa atitude, porém, pode ser altamente desvantajosa para a corporação. Saiba o por quê!

Por que é interessante assegurar os funcionários viajantes?

A empresa é legalmente responsável pelos colaboradores em viagens de trabalho. Sendo assim, em caso de qualquer incidente, está comprometida a assumir todos os custos médicos, se necessários.

Entre as outras vantagens que seguro oferece estão os serviços de reembolso em caso de cancelamento da viagem, remarcação de passagem, assistência se há extravio de bagagem, além de questões mais burocráticas, como assistência jurídica e até repatriação do corpo em caso de falecimento.

Seja um acidente grave ou imprevisto banal, que venha a ocorrer durante uma viagem de negócios, pode minar o seu orçamento.

Como funciona o Seguro de Viagem?

O seguro de viagem é muito mais do que plano de saúde temporário. É, também, uma garantia de indenização para várias situações e acidentes.

O serviço vai funcionar como uma medida preventiva e será válido pelos dias da contratação ou de acordo com o que for especificado em cada contrato.

Algumas empresas preferem contratar um seguro viagem empresarial para cobrir um período específico, de maior demanda de deslocamentos, enquanto outras decidem-se por fechar o serviço individualmente. A escolha deve ser feita pensando nas necessidades de sua empresa.

Qual a diferença entre seguro e assistência de viagem?

Os dois serviços costumam ser chamados de seguro viagem, mas é preciso estar atento na hora de pesquisar e de fechar o contrato.

O seguro

O seguro viagem propõe o reembolso das despesas do viajante, que paga as contas do próprio bolso e, depois solicita o ressarcimento (que acontece dentro dos limites de valores estabelecidos em contrato), após a apresentação dos laudos médicos e comprovantes para a seguradora.

– A assistência

Diferente do seguro viagem, a assistência viagem prevê que o segurado deve entrar em contato com a empresa contratada e passar por uma triagem, antes de ser encaminhado para o atendimento indicado. Aqui, o segurado não se responsabiliza com nenhum gasto, tudo é arcado pela seguradora.

É muito comum que ambos os serviços sejam vendidos em um mesmo pacote que garante a cobertura como assistência ou seguro, de acordo com a ocorrência.

Como é o seguro de viagem corporativo?

Na contratação de um seguro corporativo, a empresa responsável tem a liberdade de fazer uma delimitação geográfica e temporal, além de fixar os valores máximos e mínimos segurados e de eventuais indenizações, que geralmente são calculados com base no salário médio dos funcionários viajantes.

É possível, ainda, que o gestor decida e escolha quais tipos de coberturas, incluindo seguro saúde e emergencial, que seus funcionários têm a disposição. Todas essas informações devem estar oficializadas na política de viagem de sua empresa.

Como funciona e o que esperar do atendimento da seguradora?

Em caso de urgência ou procedimentos de emergência, é de extrema importância que o segurado entre contato imediatamente, assim que esteja em condições. Outra opção é que o enfermo forneça os dados do seguro no local onde estiver sendo atendido, assim o seguro pode começar a tomar as providências necessárias.

Vale a pena ressaltar que algumas seguradoras exigem um limite máximo de horas para que ela seja comunicada sobre o atendimento.

E não se preocupe, pensando na comodidade do viajante, as seguradoras fornecem um atendimento na sua língua nativa, garantindo uma orientação clara e precisa, frente a algum imprevisto.

Quer contratar um seguro de viagem para sua empresa?

Independente do destino, vale a pena investir em um seguro de viagem. O serviço assegura a assistência e amparo para seu colaborador, caso ocorra algum imprevisto tanto de saúde como com medidas burocráticas. Garantindo assim, uma maior segurança econômica para seu orçamento.

É possível encontrar um seguro viagem ideal, que seja conforme o perfil da sua empresa e funcionários. Nós, da Tour House, temos uma gama de serviços que só uma agência especializada em viagens corporativas pode oferecer. Venha conferir!

Se interessou? Confira também o e-book “Crie uma Política de Viagens Corporativas”

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.