Saiba como aplicar o endomarketing nas empresas de forma correta

Os colaboradores são os principais responsáveis por manter as empresas funcionando. Mas, para que eles continuem produzindo, é preciso realizar o endomarketing nas empresas. Essa prática trata-se de um conjunto de ações realizadas pela área de recursos humanos e a de marketing com o objetivo de atingir o público interno do empreendimento, ou seja, os colaboradores.

Essas estratégias visam engajar os funcionários para que eles busquem atingir os objetivos da organização, como vender produtos, criar um relacionamento com os cliente e conquistá-los. Quer saber como aplicar o endomarketing na sua empresa? Leia nosso texto e conheça algumas estratégias.

Invista na capacitação dos funcionários

Os colaboradores são as principais fontes de produção da sua empresa. Por isso, o negócio deve investir no desenvolvimento e no aprimoramento das habilidades deles.

Para que isso aconteça, os gestores podem promover treinamentos, cursos, workshops e seminários para desenvolver os funcionários. Como a empresa está investindo nos seus colaboradores, eles passam a reverter todo esse aprendizado no trabalho.

O empreendimento também pode levar especialistas na sua área de atuação para dar palestras para o público interno. Promover o desenvolvimento de todos é uma forma de criar um vínculo emocional entre a empresa e os funcionários.

Incentive o bom humor no ambiente de trabalho

Ter um bom ambiente de trabalho, à primeira vista, pode parecer algo simples ou irrelevante. No entanto, criar um ambiente organizacional amigável pode contribuir para o engajamento dos colaboradores e é uma boa forma de motivar quem está trabalhando.

Passamos cerca de oito horas dentro dos nossos locais de trabalho, por isso, devemos fazer de tudo para que o clima organizacional seja bom. Desejar um bom dia para os membros da sua equipe já é um ótimo início. Além disso, você pode elogiar as pessoas que estão ao seu redor ou incentivar que os membros da sua equipe se desenvolvam mais.

O bom humor é uma das características de quem está feliz e de pessoas criativas. Por isso, quanto mais os colaboradores estiverem alegres, mais eles se sentirão motivados para trabalhar.

Realize eventos internos

Os gestores podem criar oportunidades para que os colaboradores da sua empresa tenham mais contato em eventos corporativos. Organizar uma festa junina, promover a comemoração dos aniversariantes do mês, festas de fim de ano, gincanas e caminhadas são oportunidades de promover ambientes descontraídos.

Para realizar essas comemorações, a empresa pode usar o próprio ambiente de trabalho ou organizar esse evento em algum espaço e contratar uma boa empresa para planejar esse momento. Essas são oportunidades de quebrar a rotina e os funcionários podem voltar ao trabalho mais relaxados.

Os gestores também devem participar desses momentos e interagir com os colaboradores. Essas são oportunidades de conversar sobre outros assuntos que não estão ligados apenas ao trabalho.

Ofereça benefícios para os colaboradores

Todas as empresas oferecem vale alimentação ou refeição para os seus funcionários. Para que sua companhia se destaque e promova mais engajamento entre os colaboradores, ela pode presenteá-los com outros tipos de benefícios.

A empresa pode fazer parcerias com alguns estabelecimentos para oferecer descontos nas compras de determinados produtos, como em entradas para o cinema, teatro e shows. Além disso, existem outras possibilidades, por exemplo, o auxílio educação, com descontos nas mensalidades de cursos de inglês, escolas ou até mesmo em universidades.

O ideal é que o colaborador reconheça esses benefícios e faça uso deles. Essa é uma forma de reconhecer o valor que os funcionários têm para a empresa.

Invista na comunicação interna

Pensar sobre comunicação interna muitas vezes pode ser um desafio para as empresas. Muitos dos colaboradores podem não ter acesso às informações e acabam não sabendo de algumas decisões importantes que foram tomadas dentro do empreendimento.

Para que todos os funcionários fiquem por dentro das notícias, a empresa pode criar estratégias e investir em meios de comunicação internos. O estabelecimento deve analisar qual a melhor forma de se comunicar com os colaboradores, como por e-mail, site institucional, jornal impresso ou online, rádio ou murais.

A partir dessa descoberta, o setor de comunicação pode começar a criar os meios para se comunicar com os funcionários. Se a internet for a forma mais utilizada, a empresa pode criar uma rede interna, na qual todos os colaboradores devem ter acesso para difundir as informações da empresa.

Planeje viagens para os colaboradores

Oferecer viagens é uma ótima forma de engajar cada vez mais todos os funcionários. Elas podem, por exemplo, ser um prêmio que os colaboradores recebem por ter atingido alguma meta da empresa.

Nesse caso, as viagens podem ser tanto para o grupo quanto para um colaborador. Dessa forma, eles se sentirão motivados a aumentar a produção para serem gratificados com essa recompensa. Ademais, após a viagem, os funcionários tendem a voltar mais relaxados e prontos para produzir mais.

Já as viagens corporativas acontecem quando a empresa envia seus funcionários para viagens de negócios. Nesse caso, os colaboradores são representantes da empresa em encontros para fechar negócios e em reuniões com clientes. Os funcionários se sentem reconhecidos pelo seu trabalho e por terem recebido a oportunidade de representar o empreendimento.

Dissemine a prática do feedback

Imagine você trabalhando por muito tempo em uma empresa e não ter recebido nenhum feedback dos gestores. Essa falta de respostas pode ser ruim, pois os colaboradores não vão saber quais são os seus erros e os seus acertos.

Por isso, os líderes devem fazer reuniões periódicas com a equipe para poder dar o retorno de todas as suas atividades. É possível marcar reuniões de 15 em 15 dias, por exemplo, para que os assuntos a serem tratados não acumulem.

Aproveite esse momento para elogiar os colaboradores que estão se destacando. No caso dos que estiverem com baixa produtividade, o líder pode aproveitar esse oportunidade para incentivá-los a melhorar.

Como vimos, o endomarketing nas empresas pode contribuir para aumentar o incentivo aos colaboradores e para o crescimento do empreendimento. Expandir o engajamento e a produtividade do seu negócio fica bem mais fácil com as estratégias que foram apresentadas.

Quer saber mais sobre como engajar a sua equipe? Leia este texto e fique por dentro de mais informações.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.