Como preparar sua mala para um viagem a trabalho com duração longa - etrip

Como preparar sua mala para uma viagem a trabalho com duração longa

Hoje em dia, muitas empresas enviam seus funcionários em viagens corporativas. Mesmo que a viagem seja planejada pela empresa, o funcionário viajante ainda tem muitas responsabilidades, como auxiliar no planejamento, garantir que seus documentos estejam em dia, reportar gastos de viagens e decidir o que levar na mala.

Uma dessas responsabilidades que cabe apenas ao viajante é a de arrumar as malas e pertences. Essa já é uma tarefa que exige cuidados quando a viagem é curta — de alguns dias até duas semanas —, mas se torna ainda mais complicada quando a viagem ultrapassa esse período, pois o planejamento tem que ser ainda maior.

Por isso, neste post, daremos dicas para preparar sua mala para viagens de longa duração em território nacional. Continue lendo e saiba o que é importante de levar para essas viagens!

Pense nas atividades a serem desenvolvidas

O mais importante para escolher o que levar em uma viagem é considerar quais serão suas atividades enquanto estiver por lá. Por exemplo, em viagens a trabalho, você participará de reuniões, cursos, palestras e eventos que exigem certos tipos de roupas. Considere também aquilo que pretende fazer quando não estiver trabalhando. Quer conhecer a cidade e caminhar bastante? Então leve um sapato confortável. Quer manter sua rotina de exercícios? Coloque suas roupas de ginástica e tênis de corrida na mala.

Não se esqueça de conferir qual será a previsão do tempo para o período em que ficará nesse outro lugar. Fará muito frio? Ou será um período de muito calor?

É importante saber qual será a temperatura no lugar de destino para levar roupas que condizem com o clima. No inverno, leve roupas mais pesadas para suportar o frio. Se for fazer muito calor e o hotel tiver piscina, considere levar sua roupa de banho para relaxar depois do trabalho. Planejar as roupas que serão levadas é importante, pois evita que você carregue peso desnecessário.

Escolha suas roupas com cuidado

A escolha das roupas é algo pessoal, que depende do seu estilo e das atividades que serão desenvolvidas e necessárias do trabalho. Porém algumas dicas podem ajudá-lo a escolher as peças que combinem, sejam fáceis de colocar na mala e que você poderá aproveitar ao máximo.

Para os homens

Se você precisa usar trajes formais, lembre-se de que pode variar o visual trocando apenas a camisa e a gravata. Por isso, não é necessário levar muitos ternos. As cores devem ser neutras, mas não precisa ser preto — cinza ou azul-marinho são boas pedidas.

Se você trabalha em um ambiente mais descontraído, em áreas como moda, música, marketing, uma calça jeans ou de sarja, escura, pode fazer as vezes da calça social. Mas escolha uma cor mais sóbria para combinar com mais peças. Nesse caso, as camisas podem ter cores mais alegres e estampas.

Quanto aos sapatos, mesmo que suas roupas sejam mais informais, prefira os modelos sociais. Mas não precisa se apegar ao preto: sapatos marrons e beges combinam com vários tipos de roupas e cores. Se a previsão é de frio, leve casacos e sapatos fechados para a viagem. Caso a tendência seja o calor, opte por camisas de manga curta e até mesmo calças de tecidos mais leves.

Para as mulheres

A peça-chave do guarda-roupa profissional formal das mulheres é uma saia ou calça social, de corte reto. Ela pode ser combinada com sapatos da mesma cor — sempre cores neutras — e uma parte de cima mais variada. Para diversificar o visual, você pode mudar os acessórios, como colares, brincos, lenços etc.

No caso de ambientes mais informais, a dica de substituir a calça formal por um jeans ou calça de sarja continua. A calça de sarja com um corte comum é casual, mas mais elegante do que o jeans.

Não se esqueça de levar também vestidos básicos. O vestido preto de mangas curtas é um clássico que pode servir tanto no ambiente de trabalho quanto em eventos noturnos, dependendo do tipo de acessório que o complementa. Para a temporada de frio, não abra mão de levar os casacos e botas. Já no clima quente, dê preferência para as roupas de tecido mais leves, saias e vestidos.

Você sabe realizar diagnóstico de processos de compra da sua empresa?
Hub de protocolos

Para todos

Tome cuidado para não se esquecer das roupas que precisa usar todos os dias, como roupas íntimas, pijamas, meias e chinelos. O ideal seria levar, pelo menos, sete pares de roupas íntimas, para poder lavá-las no fim de semana. Você pode usar a lavanderia do hotel, se tiver, ou mandar suas roupas para uma lavanderia à parte — o que é ideal para roupas mais difíceis de lavar, como ternos.

É importante não se esquecer dos itens que devem ser levados na necessaire. Dentre eles, estão os objetos de higiene pessoal, como:

  • produtos para cabelo — shampoo e condicionador;
  • maquiagem;
  • sabonete;
  • escova de dente;
  • perfume;
  • remédios;
  • lâmina de barbear;
  • kit de primeiros socorros;
  • algodão;
  • cotonete;
  • cortador de unha;
  • hidratante;
  • pinça.

Leve os equipamentos importantes

É importante colocar na mala todos os equipamentos e materiais que você precisará durante sua viagem. Como a viagem será a trabalho, os instrumentos imprescindíveis do dia a dia — carregador do celular, tablet, notebook e seus respectivos carregadores — até aquilo que é exclusivo para a sua atuação profissional não podem ficar para trás.

Além desses itens de escritório, você também não pode se esquecer de outros materiais necessários, como sua agenda, documentos, contratos, pautas, relatórios e artigos de papelaria. Esses objetos são importantes, pois eles auxiliarão na sua viagem de trabalho.

Arrume a mala

Após separar tudo o que você deve levar para essa viagem, chegou a hora mais chata, que é a de colocar todos esses itens dentro da mala. Organização é essencial para que tudo caiba dentro da bagagem. Para acomodar tudo dentro da mala, daremos a você quatro dicas para otimizar todo o espaço dentro dela.

Enrole as peças que não amassam

Já que esses itens não amassam com a viagem, você pode enrolar calças e blusas para que elas fiquem no menor tamanho possível.

Acomode as meias dentro dos calçados

Como o espaço dentro do sapato sempre fica vazio, você pode usar esse espaço para guardar as suas meias.

Guarde as peças íntimas em sacos pequenos

Como essas peças são pequenas e não ocupam muito espaço, elas podem ser guardadas dentro de sacos para evitar que sejam espalhadas dentro da mala.

Coloque as peças que mais amassam por cima

Para evitar que as peças mais sensíveis se amassem muito durante a viagem, você pode colocá-las por cima das outras peças.

Fique atento para o tamanho da mala que você levará, pois nos voos nacionais, é possível levar apenas uma mala de até 23 kg. Já nos voos internacionais, essas medidas podem mudar, sendo que em algumas companhias aéreas pode-se levar duas malas de 32 kg. Quando for fazer a mala, pesquise essa informação para evitar confusões no embarque e desembarque, ou ganhar mais tempo nas escalas.

Planeje o quanto gastará

A maior parte de seus gastos deve ser coberta pela empresa, mas é essencial que você faça os cálculos do quanto gastará do próprio bolso e leve o dinheiro necessário, seja em cartão ou moeda. Considere deslocamentos, passeios, refeições e compras que deseja fazer. Pesquise o quanto os viajantes recomendam levar por dia para o seu destino. Leve um dinheiro a mais, por precaução.

Com essas dicas, fica muito mais fácil fazer as suas malas e dá vontade de já começar a arrumar a bagagem para a próxima viagem. Um último conselho é para que você não deixe isso para a última hora, pois evitará que esqueça de algo essencial.

O que levar na mala será muito importante para passar os dias na sua viagem corporativa. Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.