Gamificação nas empresas: aprenda como engajar seus funcionários

A gamificação nas empresas é uma tendência crescente. Tem sido utilizada para estreitar o relacionamento com clientes e também em estratégias de endomarketing, visando o aprimoramento de processos internos e o engajamento de colaboradores.

Foi popularizada no Vale do Silício, famoso polo tecnológico americano. Diversas startups começaram a empregar a técnica em suas apresentações, a fim de torná-las mais atrativas. A partir daí a gamificação migrou para outras áreas, como educação, marketing e, principalmente, para o meio corporativo.

Se ainda não conhece os benefícios da utilização da gamificação nas empresas e quer saber como aplicá-la, continue a leitura e amplie suas possibilidades.

O que é gamificação?

A gamificação consiste, basicamente, em aplicar elementos característicos dos jogos — como passar de fase, resgatar recompensas, alcançar objetivos — em ambientes não relacionados a esse tipo de atividade. Juntar selos no supermercado em troca de um produto ou encarar desafios com amigos em um aplicativo de corrida são exemplos do uso da gamificação para criar laços com o consumidor — o primeiro por meio da recompensa e o outro pela competitividade.

Como funciona a gamificação?

Segundo a Pesquisa Game Brasil 2018, 75,5% dos brasileiros jogam algum tipo de jogo eletrônico. É uma atividade que estimula características comuns aos seres humanos, como a curiosidade e a competitividade. Também proporciona grande sensação de satisfação ao atingir cada objetivo.

É exatamente nesses aspectos psicológicos que está embasada a gamificação. Quando bem planejada, torna qualquer atividade divertida e mais interessante. Consequentemente, estimula a participação e aumenta o nível de aprendizado durante as atividades.

Por que aplicar a gamificação nas empresas?

Problemas com colaboradores desmotivados, dificuldade de engajamento em treinamentos, comunicação interna deficiente? Gamificar processos em sua empresa pode ajudar a resolver todos esses obstáculos. É possível aplicar a gamificação em qualquer área do ambiente corporativo. Seus benefícios são diversificados e adaptáveis a cada necessidade. Veja alguns exemplos:

  • engajamento — oferece games divertidos, que tornam as atividades e processos mais atrativos e estimulam o envolvimento dos colaboradores;

  • comunicação — é uma excelente ferramenta de aprimoramento de toda a comunicação interna (entre colaboradores, áreas, gestores etc.) e para a disseminação de informações e aprendizado;

  • desenvolvimento — durante todo o processo, os games auxiliam no afloramento de importantes habilidades como foco, persistência, otimismo, cooperação e autoavaliação;

  • clima — ações gamificadas melhoram o clima organizacional porque deixam o ambiente mais descontraído, encorajam o trabalho em equipe e alinham os valores da empresa.

Como aplicar a gamificação na sua empresa?

O primeiro passo para incorporar a gamificação em uma empresa é definir seus objetivos. Cada tipo de game é indicado para determinada finalidade — incentivar ideias, estimular habilidades, melhorar a comunicação etc. Se a empresa não souber qual é o resultado esperado, será muito difícil estabelecer a ação.

Após definir os objetivos, é preciso traçar as estratégias e decidir qual será o tema, as metas, fases, tarefas a serem realizadas e as regras. Nunca deixe de oferecer recompensas aos participantes. A cada fase podem ser recebidos pequenos prêmios, como badges e certificações; e ao final, prêmios maiores, como vales e até viagens.

Tenha atenção ao estimular a competitividade e cooperação entre os colaboradores para garantir que sejam sempre trabalhadas de forma saudável. Não esqueça de estipular prazos e métodos de mensuração e acompanhamento dos resultados. Oferecer feedback constante é um dos atributos de motivação dos games.

Como vimos, a gamificação nas empresas é uma estratégia atual, que oferece benefícios para diversos tipos de necessidades. Alinhada aos valores e objetivos das organizações e focada em proporcionar estímulos positivos aos colaboradores, é capaz de trazer mudanças e resultados surpreendentes.

Quer ter acesso a diversos conteúdos como este? Siga nossas páginas no Facebook e LinkedIn!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.