Documentação em dia é parte essencial de qualquer viagem - etrip

Documentação em dia é parte essencial de qualquer viagem

A viagem corporativa precisa ser feita com um bom planejamento. Além de você verificar a hospedagem, passagens aéreas, traslado, aluguel de veículos, um dos itens que devem ser considerados como de extremo valor é a documentação.

Será que você está levando as documentações que precisa? Será que o destino exige vacinação? O passaporte está em dia?

Não importa se você viajará para passar um fim de semana ou terá uma viagem para outro lado do mundo, é sempre importante conferir todos os documentos necessários antes do embarque.

Ainda mais se a sua viagem a negócios for para um país estrangeiro e que tenha uma cultura diferente. Para evitar qualquer mal-entendido, é melhor ter todos os documentos de viagem em mãos.

Para ajudá-lo nessa tarefa, a etrip enumerou 5 itens de viagem que são essenciais. Você pode listá-los em um papel conforme desejar e depois, fazer um check-list para averiguar se tudo está ok!

5 itens de documentação para a sua viagem

Antes de fornecer estes 5 itens de documentação, é importante esclarecer que cada país possui a sua política de imigração própria.

Também, dependendo do seu passaporte, a lei em cada um é diferente. Há exigências peculiares. E você deve se atentar cuidadosamente.

O ideal e mais correto é que antes de comprar o bilhete de viagem, você procure no site da embaixada os requisitos de vistos para o destino planejado. Busque todas as informações necessárias.

1 – Passaporte em dia

O seu passaporte deve estar em dia e precisa ser válido pelo menos seis meses após a data da sua viagem. Cada país tem os seus próprios limites de data, alguns deles são três, outros seis meses. Então, se as datas são muito apertadas, é melhor obter um novo.

É importante destacar o período para tirar um novo passaporte. Se você der entrada normalmente, o prazo para receber é de 2 meses. Para casos emergenciais, o prazo é de 7 dias para a entrega.

2 – Verifique a necessidade de visto

Providenciar o visto para o destino da viagem é uma das responsabilidades do viajante. Em cerca de 146 países ao redor do mundo é possível entrar com ou sem visto. Isso significa que não precisará solicitá-lo com antecedência, apenas viajar para o local e terá a permissão no aeroporto. Visite o site da embaixada do seu destino para encontrar todos os detalhes a esse respeito!

3 – Vacinação

Existem alguns países que exigem vacinação contra muitas doenças diferentes em todo o mundo. E para você evitar qualquer enfermidade, é necessário tomar vacina antes de viajar. A mais comum solicitada é contra a Febre Amarela, mas há outras que você deve saber.

Sendo assim, para encontrar a lista completa dessa exigência, visite o site da World Heath Organization. Lá você também pode encontrar dicas úteis sobre segurança alimentar e proteção à saúde.

Leia atentamente, porque em alguns países você não pode passar pelo controle do passaporte sem ter a vacina exigida.

4 – Informações do hotel em mãos

Ao reservar o seu hotel, tenha todos os detalhes em mãos. Além de ter as informações em seu celular, imprima o voucher do hotel. Ainda que seja possível gerenciar sua reserva de hotel no celular, é mais seguro ter uma versão impressa também, pois caso fique sem bateria no celular, a informação ainda estará ao seu alcance.

5 – Tenha um seguro de viagem

O seguro de viagem não é apenas um documento essencial numa viagem corporativa, é um requisito indispensável, especialmente quando é uma viagem ao exterior.

E não importa se você for por uma semana ou apenas alguns dias, precisará de uma proteção para sua saúde ou sua bagagem.

É sempre bom saber se no país de destino existe esta obrigatoriedade. Por exemplo, os brasileiros são obrigados a chegar na Europa com um seguro de viagem que cobre pelo menos 30 mil euros. Se você não tiver, pode precisar comprar um no aeroporto. E isso vai custar muito mais!

Você conheceu 5 itens de documentações essenciais para evitar transtornos em sua viagem corporativa e/ou a lazer.

A etrip quer colaborar para você ter as melhores viagens, por isso, visite o nosso site e obtenha mais informações de nossos serviços!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.