5 dicas importantes para uma viagem corporativa bem sucedida

Para que uma viagem corporativa seja realizada com sucesso e traga resultados positivos à empresa, torna-se necessária a boa gestão da mesma. E para isso, o planejamento é muito importante para que o viajante evite contratempos, cumpra suas metas e realize um bom network.

Desse modo, separamos 5 dicas importantes que você precisa levar em consideração ao preparar as viagens corporativas. Acompanhe.

1. Faça um bom planejamento

É a base de qualquer viagem, principalmente das corporativas. Desse modo, um planejamento bem sucedido pode ser dividido em algumas etapas:

  • Planejamento das metas: qual é a finalidade da viagem? Fechar vendas? Se sim, qual é a meta financeira? Participar de alguma feira como expositor? Ou comparecer a eventos e fazer network?
  • Planejamento financeiro: é o levantamento de todos os custos da viagem, como passagens aéreas, hospedagem, transporte, alimentação, seguro saúde, inscrições em eventos e demais despesas.
  • Planejamento do roteiro: é o planejamento da rotina do viajante, com seus compromissos e horários de reuniões, eventos e demais atividades que fazem parte da viagem.

Com um planejamento bem apurado e detalhado, evitam-se muitos contratempos e a viagem é mais bem aproveitada.

2. Estabeleça objetivos e metas para a viagem corporativa

Como dito anteriormente, é preciso planejar com antecedência os objetivos da viagem e as metas a serem alcançadas.

Por exemplo: o representante comercial de uma cervejaria viajará para participar de uma importante feira que reunirá comerciantes e distribuidores de todas as partes do país e até do mundo.

O viajante pode ter como objetivo participar da feira e realizar network para fechar vendas. E como metas, ele pode estabelecer fechar “X” reais de vendas, ou agendar reuniões com “X” empresários para realizar propostas.

Os organizadores e gestores das viagens corporativas, portanto, devem estar atento às metas da empresa para que planejem uma viagem prática e que proporcione que o viajante realize seu trabalho sem percalços.

3. Otimize os serviços para ganhar tempo

A terceira dica para que a viagem corporativa seja bem sucedida é otimizá-la o máximo possível com o uso da tecnologia para que o viajante ganhe tempo e não fique preocupado com burocracias e demais serviços.

Nessa hora, os aplicativos são os grandes aliados, e podemos citar os que possuem características como:

  • A indicação de restaurantes e cafés no entorno por meio de mapas.
  • Serviços que conectam passageiros e motoristas.
  • O aviso do status dos voos para se evitar longas esperas e stress.
  • Serviços de descontos em restaurantes e compras de equipamentos para a empresa.

4. Oriente ao viajante para que ele faça network

Para que um network seja bem sucedido e o viajante não se sinta inseguro, uma dica é fazer um levantamento de como será a reunião ou o evento em que ele participará, e se possível, fornecendo nomes interessantes para se fazer contato.

Com isso, pode ser possível que o viajante consiga até mesmo realizar um contato prévio para agendar reuniões, no caso da participação em eventos, e também facilite na hora de iniciar uma conversa até mesmo no hotel ou aeroporto ‒ já que o viajante estudou as características do empresário e de seu negócio previamente.

Mesmo que o viajante já tenha seus alvos para network, ainda assim é importante que ele também esteja atento a novas oportunidades de parcerias que possam surgir durante a viagem em outros lugares mais improváveis, como numa fila, num café ou no hall do hotel. Grandes parcerias podem surgir de lugares inusitados.

5. Terceirizar a gestão da viagem

Nem sempre a rotina diária de tarefas nas empresas possibilita um planejamento tão detalhado de uma viagem corporativa.

Nesse caso, terceirizar o serviço para uma empresa especializada nesse setor pode ser essencial, até mesmo em termos econômicos, pois dependendo da empresa contratada, existe o estabelecimento de parcerias em hotéis, companhias aéreas, empresas de alugueis de veículos e outros serviços, sem contar com o suporte dado à empresa contratante.

Esperamos que com essas dicas a viagem corporativa seja bem sucedida e a empresa realize ótimos negócios e faça um network promissor.

Baixe gratuitamente nosso e-book viagens corporativas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.