Descubra agora como fazer um retiro executivo com a sua equipe

Quando a rotina está muito estressante e os dias de trabalho muito corridos, esse momento pode ser o ideal para a sua equipe sair em um retiro executivo. No entanto, para organizar toda essa atividade, você deve pensar em como fazer um retiro.

O retiro executivo é a oportunidade que os líderes das equipes têm de realizar atividades fora do ambiente de trabalho. Esse tipo de atividade promove o maior engajamento da equipe e ajuda construir a cultura corporativa.

Quer saber como realizar um retiro executivo? Leia nosso texto e conheça os passos para organizar o retiro.

Como fazer um retiro executivo?

Crie uma equipe base

Como todo evento deve ser organizado nos mínimos detalhes é importante que tudo seja cuidadosamente calculado, para que não haja imprevistos desnecessários. Para isso, os responsáveis pela execução do retiro executivo podem montar uma equipe com alguns colaboradores que ajudarão nesse trabalho.

Deixar os próprios colaboradores na organização do evento pode ser o início dessa atividade de integração. Dessa forma, eles terão que se reunir antecipadamente para pensar na forma como o evento acontecerá.

Defina qual o objetivo do retiro

É claro que o retiro executivo não está sendo feito apenas para que os colaboradores saiam da rotina e do ambiente de trabalho. Por isso, o objetivo comum desse encontro deve ser bem definido e claro para todos os participantes. Como a intenção é atingir esse objetivo, todo o retiro deve ser organizado de forma que ele seja alcançado. Por exemplo, atividades que promoverão o engajamento dos participantes.

Analise a realidade

Esse é uma das etapas mais relevantes no planejamento do retiro executivo. É nesse momento que toda a viabilidade do evento será verificada. A equipe responsável definirá qual o público-alvo, quem serão os convidados para as palestras, quem fará o coffee break, qual infraestrutura será usada, a data e o local do retiro.

Organize um cronograma

Essa dica pode parecer óbvia, no entanto, é preciso que o organizador pense nos horários em que as atividades serão realizadas. A intenção de promover esse cronograma é fazer com que o objetivo do retiro seja atingido. Como o propósito é realizar o engajamento, o ideal é que atividades em equipe sejam feitas. Por isso, defina a data para o retiro, organize um coffee break e os horários das atividades e chame especialistas para dar palestras sobre o tema principal.

Realize palestras diversificadas

Além das atividades que serão desenvolvidas, é essencial que esse momento do retiro executivo seja voltado para o enriquecimento profissional e pessoal. A partir do tema do retiro, leve pessoas que possam dar palestras e seminários.

Se o encontro é sobre formas de aumentar o engajamento dos colaboradores, chame psicólogos ou membros do setor de relações humanas para falar sobre a importância do bom relacionamento dentro da empresa e sobre trabalho em equipe. O objetivo é promover a discussão do tema entre os colaboradores. A realização do retiro executivo é uma oportunidade de promover cada vez mais a motivação da equipe.

Gostou do nosso texto de como fazer um retiro executivo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais e mostre para eles como organizar essa atividade.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.