Descubra 8 motivos para oferecer viagens de incentivo

Bônus e participação nos lucros — entre outros benefícios — são ações promovidas por empresas como forma de estimular a atuação de profissionais no cumprimento de metas.

Porém, diante de uma economia instável e constantes crises no mercado, encontrar mecanismos para motivar funcionários e colaboradores se tornou um desafio para as empresas.

No meio desse cenário, entretanto, algumas alternativas aparecem e vêm ganhando destaque e a atenção de gestores, como, por exemplo, as viagens de incentivo.

Diversas empresas têm apostado no turismo para premiar seus contratados. Diz o ditado que “quem trabalha feliz produz mais”. Essas viagens — seja na companhia de familiares ou da equipe de trabalho — estão diretamente ligadas ao prazer e bem-estar dos funcionários e acabam vinculando a imagem da empresa a experiências que só o turismo pode proporcionar, como momentos de lazer e diversão.

A premiação em dinheiro é geralmente incorporada às finanças do colaborador, sendo esquecida em um curto período de tempo. As viagens de incentivo, por sua vez, proporcionam uma experiência duradoura: vivências que vão além de uma recompensa monetária e que têm o intuito de motivar e fortalecer ainda mais os laços com a empresa.

Gostou da ideia? Abaixo, apresentaremos sete razões para aderir a essa prática e garantir melhorias tanto em seu quadro de funcionários quanto na gestão de seus empreendimentos.

1. Maior satisfação da equipe

Colaboradores sem engajamento podem influenciar diretamente nos resultados da empresa, além de criarem um ambiente de trabalho negativo.

As viagens de incentivo são premiações dadas aos colaboradores por terem atingido alguma meta e fazem com que o profissional se sinta recompensado.

Essa ação também gera um desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores. Com esse tipo de recompensa, a autoestima da equipe é elevada e muitos resultados passam a ser alcançados.

Além disso, os colaboradores que não tiverem ganhado uma viagem dessas se sentem mais motivados a se desenvolver e produzir a fim de serem recompensados com esses prêmios.

2. Aumento na produtividade da empresa

O turismo de incentivo é uma retribuição ao esforço da equipe por atingir determinado resultado, como o aumento de vendas ou novos projetos.

Essa iniciativa, além de gerar grandes resultados às empresas, estimula o alcance de desafios ainda maiores.

Quem não quer ser reconhecido pelo seu trabalho? Os funcionários que recebem qualquer tipo de gratificação da empresa costumam aumentar a sua produtividade.

São esses pequenos incentivos que fazem com que o colaborador se sinta motivado a melhorar e produzir mais.

3. Melhor relação entre os colaboradores e a equipe

Viajar em grupo faz com que os profissionais fortaleçam seus laços e melhorem a sua produção em equipe.

Se o objetivo da organização for capacitar os colaboradores e promover uma integração entre eles, as viagens também são uma excelente alternativa.

Outra possibilidade é enviar seus colaboradores para realizar viagens corporativas ou participar de cursos e conferências.

Hub de protocolos

4. Estímulo à criatividade

Outro ponto importante é encontrar meios para estimular a criatividade dos funcionários. Viagens são ótimas nesse quesito.

Conhecer lugares e culturas novas pode contribuir para que os colaboradores tenham novas ideias para serem empregadas no serviço.

Além disso, você pode pedir que os colaboradores enviem fotos, textos de blog ou curtos depoimentos dos passeios que fizeram para compartilhar as suas experiências com os outros membros do grupo nos canais de comunicação internos e externos da empresa.

Isso pode levar ao aumento dos níveis de satisfação e alimentar a expectativa de toda a equipe.

5. Relação entre o custo e o benefício

Por ser uma premiação condicionada ao alcance de metas ou destaque por determinada performance, os custos gerados pela viagem de incentivo são calculados e incluídos no lucro gerado pelo colaborador.

Dessa forma, todas as despesas da viagem são previamente ou posteriormente cobertas pelas metas alcançadas, o que automaticamente reduz o risco de perda no investimento.

As empresas não terão um novo gasto, pois todos esses benefícios gerados aos colaboradores serão revertidos no aumento da produção da empresa.

6. Renovação da disposição

O ritmo de trabalho, nos últimos anos, vem sofrendo algumas alterações. Muitos profissionais, ao lidarem com jornadas flexíveis, sentem dificuldade em se desligar de suas atividades nas horas de lazer ou descanso.

Com isso, uma viagem e momentos de lazer podem ser um bom incentivo para que o profissional reserve um tempo só para si e retorne à empresa com mais disposição para atingir metas.

Ao receber uma gratificação, o colaborador sente que seu trabalho é reconhecido, e ganhar um prêmio por esse reconhecimento é uma ótima possibilidade para fazer com que os colaboradores voltem com as energias renovadas para trabalhar mais.

7. Aproximação entre colaborador e empresa

Muito além da oferta de passagens, hospedagem e algumas atividades, a viagem de incentivo — seja de cunho profissional ou de lazer — objetiva proporcionar uma experiência ímpar aos beneficiados.

Essas formas de reconhecimento do trabalho dos colaboradores, além de serem atraentes, acabam fortalecendo o vínculo de profissionais, pois eles se sentem envolvidos pela empresa.

8. Melhor previsão dos custos

Para dar sentido ao investimento, garantindo uma programação exclusiva e uma vivência única aos beneficiados, o planejamento é essencial.

Também é importante saber que não se trata de uma viagem qualquer e que nem toda agência presta este tipo de serviço.

Para garantir uma melhor experiência e momentos memoráveis aos colaboradores da sua empresa, é aconselhável contratar uma agência especializada. Ela vai ficar responsável por oferecer roteiros personalizados de acordo com o perfil da empresa e dos seus funcionários.

Caso os colaboradores sejam mais jovens, uma boa alternativa seria um destino menos usual e que tenha muitos eventos culturais.

As viagens de incentivo são ótimas oportunidades para mostrar e gratificar os colaboradores pelas metas atingidas. Como pudemos ver ao longo do artigo, tanto as empresas quanto os funcionários têm a ganhar com esse tipo de incentivo. Colocar em prática essas formas de incentivo pode gerar um bom retorno para a produção da sua empresa.

Gostou do nosso texto sobre os motivos para oferecer viagens de incentivo? Siga nossas páginas no FacebookLinkedIn e fique por dentro de mais novidades.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.