Como se preparar para sua primeira viagem internacional

A primeira viagem internacional é sempre cheia de surpresas e emoções. Seja por causa do trabalho ou de férias, é emocionante sair do país pela primeira vez. Porém, também é um momento que exige preparo. São muitos os detalhes em temos que pensar quando fazemos uma viagem internacional.

Por isso, se você viajará para o exterior pela primeira vez, nós temos um pequeno guia de dicas e regras gerais para você ter uma viagem mais tranquila, sem sustos. Assim, você aproveitará mais as emoções do que as surpresas.

Anote essas dicas!

Arrume os documentos necessários

Para entrar em outros países, alguns documentos são necessários. Confira o que será preciso no país em que você vai estar.

Passaporte

Para viajar para o exterior, o brasileiro sempre precisa de um passaporte válido. A exceção é em viagens para os países do Mercosul, como Argentina, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Equador ou Colômbia. Nesse caso, pode-se utilizar a carteira de identidade civil (RG). Se você já tiver um passaporte, certifique-se da validade dele. Em alguns países, como nos Estados Unidos, você só pode entrar com um passaporte válido por até seis meses.

Visto

As regras de visto mudam de país para país, então é melhor você conferir antes da viagem, com bastante antecedência, o que precisa fazer. Para os Estados Unidos, mesmo para ficar uma semana, é necessário tirar um visto de turismo. Na maior parte dos países da Europa, você recebe o visto de turista na alfândega e pode ficar até três meses. O mesmo vale para alguns países asiáticos, como Japão e Coreia do Sul.

Carteira de habilitação internacional

Se você pretende dirigir durante sua estadia no exterior, tem que ter uma carteira de habilitação internacional. Você só precisa ir até a polícia federal com os documentos certos para fazê-la. É preciso ter uma carteira de habilitação válida.

Confira se deve tomar alguma vacina

Alguns países exigem dos estrangeiros o Certificado Internacional de Vacinação ou a profilaxia contra febre amarela. Você pode consultar no site da Anvisa quais são as leis de vacinação de imigrantes no país que vai visitar. Quando for retirar seu Cerificado Internacional de Vacinação, leve com você a carteira de vacinação. Em alguns casos, você deve tomar a vacina certo período antes da viagem. Fique atento!

Faça um seguro de viagem internacional

Um seguro de viagem internacional é uma forma de se preparar contra imprevistos. Você pode sofrer algum acidente ou ter alguma doença repentina, e o sistema de saúde do país visitado pode ser bem mais caro do que o previsto. Fazer um seguro garantirá que você não pague por tudo sozinho. Além disso, alguns seguros também cobrem situações como extravio de bagagem.

Descubra a melhor forma de trocar dinheiro

Aqui no Brasil, a melhor forma de trocar dinheiro é consultando as casas de câmbio disponíveis e conferindo sempre os valores pra saber quando a moeda está em baixa. Se você estiver indo para um destino com uma moeda pouco comum – na África ou na Ásia, por exemplo – talvez seja melhor levar dólares e comprar a moeda no país. Como é mais comum ter dólar, euro, libra ou moedas da América do Sul para vender, as outras moedas podem sair bem caras.

Outra opção é o uso de cartões pré-pagos. Você pode comprar em algumas agências de intercâmbio, carregar um valor por depósito ou transferência bancária e utilizar como um cartão de débito comum. Não precisa carregar dinheiro ou trocar moeda. Alguns países, no entanto, não aceitam cartão em todos os lugares. Pesquise antes!

Faça um roteiro de viagem

Mesmo que você esteja indo a trabalho, com certeza vai querer aproveitar ao máximo sua nova experiência. Por isso, faça um roteiro de viagem. Anote os lugares aonde quer ir, descubra novas recomendações e veja em um mapa onde cada local fica. Também anote os preços e meios de transporte ideais para chegar lá. Se puder fazer isso, escolha seu hotel pensando nessas localidades. De preferência, faça isso com uma boa antecedência: o ingresso de alguns pontos turísticos pode esgotar rapidamente e a reserva antecipada do hotel garante um preço melhor.

Organize sua bagagem de mão

A bagagem que vai com você dentro do avião deve seguir algumas regras estabelecidas pela ANAC (Agência de Aviação Civil). Você não pode levar objetos cortantes ou perfurantes, só pode levar líquidos com até 100 ml, não pode carregar nada que seja explosivo ou inflamável, etc. Entre no site da companhia aérea em que está viajando para ter certeza do que pode ou não carregar. Faça o mesmo para a bagagem despachada.

Pode parecer muita coisa, mas essas são só algumas das dicas que podemos dar sobre viagens internacionais. Com o tempo, fazendo mais viagens, você terá suas próprias experiências e suas próprias dicas!

Esperamos que tenha gostado e, se precisar de mais auxílio, entre em contato com os especialistas da Tour House! E Baixe agora gratuitamente sobre Viagens Corporativas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.