Como se manter produtivo offline - etrip

Como se manter produtivo offline

O autor e professor da Universidade de Georgetown, Cal Newport, explora a ideia de como ter um “trabalho profundo” em seu último livro.

Ele foi intitulado Deep Work: The Secret to Achieving Peak Productivity que traduzido para o português, significa “Trabalho profundo: o segredo para alcançar a produtividade máxima”

Por meio de vários estudos de caso, Newport postula que o pico de produtividade vem de uma fórmula de trabalho:

  • Alta qualidade produzida = tempo gasto x intensidade de foco.

É difícil  contra-argumentar  a ideia de que quanto mais foco você tiver, mais produtividade terá.

Só temos que concordar com tal afirmação, não é? E porque não aproveitar as horas em que você está em um voo longo, demorado e a negócios para se manter produtivo offline?

Sem dúvida a sua viagem a negócios nesse tempo no avião lhe proporcionará menos distrações, e mais foco, concentração.

Você não terá acesso ao seu e-mail, redes sociais, conversas paralelas e ligações telefônicas. Enfim, você se desligará do mundo.

Então com o objetivo de ajudar você em como se manter produtivo offline e ter um trabalho profundo em sua mente, estão aqui algumas dicas!

Você pode aplicá-las enquanto estiver em voo sem desperdiçar um só minuto!

Dicas para se manter produtivo offline

1 – Reserve um assento

No check-in, escolha uma opção de assento que contribuirá para a sua produtividade.

A preferência do local de cada um é diferente: alguns viajantes a negócios preferem um assento no corredor para que possam se levantar e se esticar no meio do vôo.

Enquanto que outros vão para um assento na janela, onde não serão perturbados por outros passageiros se levantando e sentando.

Portanto, analise qual assento você se sentirá mais confortável e que lhe fornecerá maior concentração.

2 – Faça o download de todos os materiais necessários

Para maximizar a produtividade, certifique-se de que todos os documentos relacionados ao projeto e e-mails precisam ser baixados no seu laptop ou tablet.

Isso vai contribuir para que o seu tempo seja bem aproveitado durante as horas no avião.

Voos longos são uma grande oportunidade para escrever e-mails offline e, em seguida, enviá-los após chegar no aeroporto de destino ou hotel.​

3 – Carregue seus dispositivos

Os aeroportos disponibilizam aos viajantes pontos específicos para carregar seus aparelhos, porém, não há como prever que estarão disponíveis no momento que você precisar.

Desse modo, é vital que você saia de casa com dispositivos bem carregados para que você possa economizar tempo em vez de procurar uma tomada no aeroporto.

Se você estiver em um voo internacional de longa distância ou em uma curta viagem de 1-2 horas, verifique se os dispositivos estão totalmente carregados. Assim, poderá agilizar alguma tarefa mantendo-se produtivo, mesmo offline.

4 – Use a sua agenda ou ative o Google Agenda Offline

Às vezes, tudo que você precisa é de uma agenda. Ela vai lhe ajudar a ter seus pensamentos alinhados colocando-os por escrito e a organizar melhor quais os seus objetivos.

Com uma simples agenda ou usando o Google agenda offline, você pode estimular o seu processo criativo e gerar novas idéias para a sua empresa ou equipe.

Para saber como ativar o Google agenda offline, acesse o Calendar suporte que traz orientações fáceis mediante um passo a passo simples.

Você será produtivo em qualquer lugar que vá, delineando tarefas, refletindo sobre as possibilidades de novos negócios.

Além disso, poderá organizar obrigações de longo prazo e/ou resolver pendências que há tempos vem postergando.

Ser produtivo durante a sua viagem não poderia ser mais fácil, não é mesmo? Por isso, lembre-se de estar com a sua agenda em mãos antes de embarcar!

Embora seja preciso alguma determinação e planejamento, é possível manter a produtividade offline durante a viagem.

5 – Leia notícias, artigos ou livros

Aproveite esse tempo para fazer uma leitura mais atenciosa e reflexiva. Você pode escolher entre ler notícias, histórias inspiradoras, artigos de seu interesse ou mesmo sobre atualidades.

Além disso, você pode usar Pocket (APP que fornece a chance de baixar arquivos para uso posterior em off line) para salvar todos os artigos que queira ler mais tarde.

Encontre as ferramentas que funcionam melhor para você! Saiba a sua programação e mantenha-se focado e saudável ao longo do percurso do voo.

As viagens corporativas são diferentes para todos, mas essas dicas irão levá-lo na direção certa. Visite nosso site para mais dicas.

O que você faz para se manter produtivo offline durante o voo?

Gostou dessas dicas? Acesse em nosso site nossa área de Economia para sua empresa e veja muito mais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.