Como escolher um hotel em uma viagem corporativa

Escolher um hotel para a viagem corporativa pode ser uma tarefa trabalhosa. Se você está construindo uma parceria de longo prazo ou buscando reservar alguns dias para uma feira ou conferência, é fundamental que escolha com precisão.

Mesmo em meio aos diversos executivos e diferentes colaboradores, as preferências e necessidades podem variar.

No entanto, há muitos detalhes para verificar na escolha desse hotel. Por isso, aqui abaixo estão descritos os critérios essenciais para examinar antes mesmo de reservá-lo.

6 dicas para escolher um hotel

1 – Saiba o que importa

Antes de iniciar o processo de busca ou qualquer informação dos hotéis, identifique quais os critérios de acomodação mais importantes.

A localização é distante das reuniões? Os executivos preferem que seja próximo das reuniões empresariais? Ou preferem um hotel que ofereça comodidade (não importando o trajeto) como, por exemplo, piscina e academia?

Depois de identificar as principais prioridades, direcione sua pesquisa.

2 – Compreenda os prós e contras das principais redes hoteleiras

Existem duas razões principais pelas quais os gerentes de viagens corporativas trabalham para construir relacionamentos com grandes cadeias hoteleiras como a Ibis, Othon:

1) Os viajantes recebem uma experiência consistente, seja em qualquer destino de negócios.

2) As economias associadas aos programas de fidelidade podem fazer uma grande diferença nos orçamentos da empresa ao longo do tempo:

Prós:

•    Consistência entre os ramos
•    Capacidade de ganhar pontos e estadias gratuitas no mercado interno e mundial
•    Reserva fácil através de um portal de reservas centralizado

Contras:

•    A consistência na experiência pode ser incômoda para os executivos que ficam com frequência
•    Os preços podem ser superiores às opções independentes, mesmo com economias de fidelidade
•    Localização – para pesquisas preliminares, todos os principais motores de tarifas de hotéis fornecem acesso para visualizar os resultados da pesquisa no mapa.

3 – Facilidades dos serviços no hotel

As comodidades podem ser um dos fatores mais importantes que afetam o preço, embora também ofereçam valor significativo aos hóspedes.

Dependendo das preferências dos seus executivos, pergunte sobre equipamentos de negócios nos quartos, a possibilidade de serviço de quarto, oportunidades de uma academia e a capacidade de jantar no local ou nas proximidades.

Se os executivos tiverem longas estadias planejadas, serviços de lavanderia ou limpeza a seco pode ser uma necessidade.

Finalmente, dependendo se suas necessidades de viagem (internacionais ou domésticas) garantir que o hotel ofereça serviços de portaria em uma língua estrangeira pode ser outro diferencial a ser incluso.

 4 – Encontre um hotel participante dos programas de fidelidade

As economias associadas aos programas de fidelização corporativa podem ser significativas, especialmente, se sua empresa possui uma grande variedade de funcionários que viajam a trabalho.

Verifique se a rede hoteleira se associa com o seu programa de passageiro frequente para acumular pontuações adicionais na passagem aérea.

Embora exista uma variação mínima entre os programas de recompensas das principais companhias aéreas, a escritora de viagens Julie Weed enfatiza que nenhum programa de recompensas de hotel é o mesmo. Também é prudente garantir que você conheça as diferenças.

5 – Que ofereça, se possível, cancelamento gratuito

Algumas viagens corporativas podem sofrer alterações em datas ou horários. Por isso, é bom verificar antes se o hotel oferece essa possibilidade. Podem ocorrer imprevistos fazendo com que a empresa cancele a estadia. Procure um hotel que realize cancelamento gratuito e, assim, não arcará com despesas desnecessárias.

6 – Várias opções de pagamentos e facilitados

O pagamento facilitado e a variedade do mesmo na hora do check-out contribui na comodidade do viajante de negócios. Em muitos hotéis, há opções como:

  • Fornecer um cartão corporativo ao colaborador, para que ele mesmo faça o pagamento
  • Solicitar que o hotel fature em forma de boleto diretamente para a empresa (sem intervenção do profissional)
  • Utilizar as milhas ou pontos acumulados da empresa, reduzindo custos da empresa

De qualquer forma, procure saber quais as melhores opções que o hotel oferece. E avalie da melhor forma, a fim de trazer benefícios para a empresa e para o funcionário.

Também identificar hotéis que melhor atendam a todas as suas necessidades demonstra que a empresa valoriza o tempo de trabalho em viagens. Independentemente do orçamento ou frequência de viagem, escolher o hotel certo pode garantir que seu trabalho seja realizado no tempo previsto.

Além disso, separar um tempo para essa finalidade trará muitos benefícios para o relacionamento da empresa e o profissional.

Se você quiser conhecer os nossos serviços e como a Tour House pode te auxiliar na escolha do hotel, visite o nosso espaço web e saiba mais.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.