
Calcular o ROI das viagens da sua organização
A sigla inglesa ROI (Return on Investment) significa: Retorno sobre Investimento. É um dos indicadores mais importantes para saber se a empresa está lucrando ou tendo prejuízos em relação aos valores investidos. Nesse artigo vamos explicar como calcular o ROI e mostrar sua importância.
Não se trata de uma fórmula complexa. Para começar é bem simples:
Basta dividir o lucro líquido (RECEITA-CUSTO) pelo investimento (CUSTO). Após esse cálculo, transforme o resultado em porcentagem.
Esse cálculo pode ser feito tanto de forma geral quanto para direcionamentos específicos, nesse caso, sobre o investimento em viagens corporativas. Sabendo que ele é utilizado como indicador de retorno sobre investimento, o seu cálculo será realizado para resultado de uma venda após a visita de um representante, o valor de desconto e vantagens que fechou com fornecedores e o quanto isso terá de retorno. Esses são apenas alguns exemplos. A sua organização pode utilizar a medida do ROI como melhor se adequar.
O valor obtido com o cálculo do ROI indica a quantidade de vezes que um ativo deu resultado positivo em seu investimento.
Um exemplo mais claro:
Sua empresa investiu R$ 150 mil em viagens corporativas. Para todos os clientes que o representante visitou, as vendas somaram um total de R$ 250.000 de receita. Para calcular o ROI nesse caso, temos:

R$ 250.000 – R$ 150.000/R$ 150.000 e o resultado será igual a 0,67.
Multiplicamos o resultado 0,67 por 100 e chegamos ao ROI de 67%. Ou seja, o retorno sobre o investido será 67% maior em relação o investimento.
Calcular o ROI como ferramenta estratégica
Essa ferramenta é utilizada para mensurar resultados e conferir o que está funcionando e qual a melhor estratégia a seguir. O custo com passagens, hospedagem e tudo que envolve viagens corporativas é uma das maiores despesas das empresas. Nesse caso, é importante utilizar essa métrica, pois o ROI trata da rentabilidade do investimento que é realizado, e as viagens corporativas são um investimento com custos altos, seja para fechar uma nova parceria, ampliar mercados, ajustar processos em filiais, treinamentos ou visitas a clientes, esses investimentos são de alto custos e para que uma empresa não tenha dúvidas sobre suas metas e suas estratégias, o ROI deve ser calculado.
Como obter um ótimo resultado com o ROI?
Maximizar os lucros e diminuir os custos, a regra é clara e o resultado é positivo. Estratégias para diminuir os custos e maximizar os lucros estão ligadas diretamente ao planejamento e antecipação. Uma viagem às pressas, ou mal organizada, acarreta em despesas e um retorno, muitas vezes, inexpressivo. Plataformas tecnológicas ajudam nesses casos. A Tour House tem parcerias estratégicas com companhias aéreas e todo o trade hoteleiro. Com isso, consegue melhores ofertas e mais favoráveis à sua organização, tanto para viagens como para translados e hospedagens. Na contratação com a Tour House o ROI é mais garantido por conta de todas as vantagens e facilidades em processos que a Tour House pode oferecer.