As mudanças na escolha da acomodação em viagens corporativas

Há alguns anos, poderíamos dizer que não havia muitas opções de acomodação para viajantes corporativos.Quem planejava a viagem, deveria encontrar um bom hotel com o conforto necessário para o viajante. Além disso, precisaria ser um lugar que não saísse do orçamento da empresa. O que era uma tarefa difícil começou a ficar mais fácil quando apareceram novas alternativas.

É o caso do Airbnb, uma grande empresa de hospedagem que serve como intermédio entre pessoas que querem alugar quartos ou casas e pessoas procurando por acomodação. Hoje em dia, várias empresas escolhem essa opção quando planejam suas viagens corporativas. As opções são menos caras e podem trazer vantagens para os funcionários viajantes.

No entanto, tanto hotéis quanto acomodações alternativas, como as oferecidas pelo Airbnb, têm seus benefícios e defeitos. Abaixo, fizemos uma análise de quais são eles para que você possa tomar sua decisão quando for planejar as viagens corporativas de sua empresa.

Uma acomodação segura

A verdade é que o Airbnb e outras opções de acomodação alternativas são mais seguros para quem hospeda do que para quem está hospedado. O anfitrião tem uma garantia do site de que terá retorno caso seus pertences sejam roubados ou sua propriedade seja danificada. O seguro do hóspede, no entanto, não cobre muitas situações.

Hotéis continuam sendo uma opção mais segura para viajantes corporativos, porque sempre há políticas de seguro para os hóspedes. Além disso, a maioria dos grandes hotéis têm câmeras de segurança e outras maneiras de garantir que o hóspede e seus pertences ficarão sãos e salvos. Quando o assunto é segurança, essa permanece sendo a melhor opção.

A localização ideal

Nesse caso, não há certo ou errado. Hotéis costumam ficar nas principais áreas da cidade – perto dos pontos turísticos, do centro, da área industrial etc. A localização costuma ser de fácil acesso para os lugares mais importantes da cidade.

No entanto, o Airbnb costuma oferecer acomodações em todos os cantos da cidade – do mais central ao mais periférico. Por isso, o melhor a se fazer é continuar por algo que fique mais perto de onde o funcionário viajante precisará ir durante sua estadia.

A certeza do que está por vir

A verdade é que, mesmo com as fotos e os depoimentos, você nunca pode ter certeza absoluta do que encontrará em um Airbnb. Porque tudo fica nas mãos do anfitrião e ele pode mudar algumas coisas no dia em que o viajante chegar. Por isso, fica difícil saber com certeza das comodidades do quarto, do tamanho da cama, como é o espaço de trabalho etc.

Em um hotel, no entanto, o padrão se mantém. Seu funcionário pode chegar ao hotel já sabendo o que esperar e receber um serviço de qualidade. Desde o tamanho dos quartos até o tipo de comida servida no café da manhã, tudo está disponível no site e o hotel se responsabiliza por cumprir o que foi prometido.

Uma nova opção para um novo profissional

Mas o que atrai tantos profissionais para essas acomodações alternativas? O perfil mais moderno e menos engessado. Muitos profissionais, especialmente os mais novos, preferem ter a oportunidade de conhecer novas pessoas, conversar com habitantes locais, sentir o clima da cidade, mesmo se estão em uma viagem a trabalho.

A melhor opção para viagens corporativas

Como podemos ver, os dois tipos de hospedagem oferecem benefícios para funcionários viajantes, desde segurança até comodidades. Os preços em acomodações alternativas costumam ser mais baixos, o que pode ajudar a manter a viagem no orçamento da empresa – sempre um ponto positivo.

No entanto, a maioria das empresas ainda opta pelo tradicional e prefere que seus funcionários viajantes fiquem em hotéis. Isso porque, ainda que o custo seja mais alto, a segurança e confiabilidade são maiores. Você sabe o que esperar de uma rede hoteleira renomada, enquanto só pode confiar nas resenhas de um anfitrião na cidade visitada.

Os possíveis danos, perdas e prejuízos que podem acontecer em uma acomodação pouco confiável valem a pena o custo a mais pago nos hotéis. Por isso, a maioria das empresas ainda prefere hospedar seus funcionários neles. Mas você tem as duas opções e pode escolher o que for melhor em cada caso.

Quer saber mais sobre viagens corporativas? Venha conhecer os serviços da Tour House!

 

Baixe também nosso e-book “Viagens Corporativas”

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.